A Mudança Começa em Nós

A Mudança Começa em Nós

Momento de pandemia, de isolamento, necessidade de ficarmos sozinhos e de não termos como fugir de nós mesmos. Crise ou oportunidade?

Depende de como encaramos este fato. Confesso que em muitos momentos bate o “desespero”, sem saber o que será e como será o nosso futuro. Mas observei que sempre que eu foco a atenção no que está fora do meu “lócus de controle”, quando não posso fazer nada, esta sensação surge. Em contraponto, quando eu foco a minha atenção aonde eu posso modificar, a esperança acontece e a sensação de paralisia e inércia desaparece.

Por isso, tenho buscado focar sempre aonde posso atuar, no que posso mudar, aproveitando a oportunidade para me modificar, me conhecer melhor e crescer. Como diz o ditado “Toda mudança começa em nós”. E, se eu quero um mundo melhor, primeiro eu tenho que me transformar em uma pessoa melhor.

Comecei um curso online de eneagrama, tenho aprendido bastante. Seria assunto para um outro post, mas só para exemplificar, tenho percebido a partir do meu tipo, como construo o meu modelo mental, entendendo um pouco mais sobre a minha forma de agir e reagir, a conhecer as minhas sombras e a como lidar com elas. Muitas vezes dói nos enxergarmos por inteiro, tirarmos as máscaras que encenamos durante tanto tempo, que até confunde com quem realmente somos.

Mas o mais libertador é entender que podemos ser diferentes, escolher ser melhor. Com coragem, podemos nos encarar de frente e modificar aquilo que precisa ser modificado para alcançar aquilo que queremos.

Não é simples, muitas vezes dói. É um processo contínuo. Se olharmos para a nossa jornada, somos muito diferentes do que há anos. Mas e quanto a consciência de nós mesmos, evoluímos? Sabemos o que queremos fazer, onde queremos chegar, o que queremos ser? O mais importante é o quanto tornamos consciente esta jornada, o quanto nos conhecemos de fato, para fazermos as melhores escolhas aqui e agora.

Fica o convite para que cada um faça esta reflexão e identifique o que precisa fazer para se tornar mais consciente e preparado para lidar com os novos desafios, pessoais e profissionais, que surgirão.

Para quem se interessar, como sugestão de leitura me lembrei do livro do Márcio Fernandes “O Fim do Círculo Vicioso – como a filosofia de gestão vence a crise e o pessimismo”. Fica a dica.

Sigamos em frente! 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Precisa de ajuda